terça-feira, novembro 18, 2008

Por que tanto culto aos anos 80?

O que esses anos espremidos entre 1979 e 1990 (sim, eu sei que a 'década' se conta de outro jeito, mas deixa assim, vai) têm de mais?
Fui criança durante esse período, ou seja, fui obrigado (ou não) a consumir Xuxa, Mara Maravilha, Dominó, Pogobol, Thundercats, Profissão Perigo, Alf, Copa de 86, Zico, Roberto Dinamite, Os Trapalhões, Pirocóptero, etc.
É claro que tem muita coisa boa dessa época: na música, por exemplo. Eu, grande entusiasta do rock, adoro as bandas que surgiram ou explodiram no auge do heavy metal, do hard rock farofa, do pop e por aí vai. Em relação aos filmes: por mais toscos que fossem, comparados à tecnologia de hoje, também foram lançadas pérolas como "Os Sete Suspeitos", "O Iluminado", etc. Além de todas aquelas comédias e aventuras que ainda acho o máximo (ex: De Volta para o Futuro).
Na contra-mão disso, a moda era ridícula, os cabelos então, nossa senhora! O Brasil vivia uma super-inflação, não havia computador nacional, Belém era (?) um atraso, enfim, teve um monte de coisa ruim também.
O que me irrita é o culto exacerbado. Pô, eu tenho carinho e boas lembranças desse tempo. Só que não acho que atualmente nada presta e tudo naquela época era lindo. Tá certo que hoje, uma criança de 8 anos (ou menos) já tem celular, a violência tá cada dia maior. Porém, muita coisa mudou pra melhor: poder escrever textos como esse sem precisar datilografar e procurar uma xerox e mandar por correio ou deixar na casa dos amigos.
Gostar, achar legal, é válido. Superlativizar é ridículo e vergonhoso.

Nenhum comentário: