segunda-feira, novembro 24, 2008

GUNS N' ROSES - "Chinese Democracy" (2008)


Ainda me lembro do ano de 1991: eu cursava a 6a. série do 1º grau (não sei como chamam isso hoje, acho que é ensino fundamental), o Rock In Rio II rolando no Maracanã com Titãs, Dee Lite, Information Society, Prince (morto de fresco com um microfone banhado a ouro), George Michael, Run DMC.
Minha mãe me deu de presente a fita K-7 oficial do evento, lançada pela Som Livre. Foi meu primeiro contato com o metal, pois ela continha "Holy Wars" do Megadeth e "Painkiller" do Judas Priest, bandas que eu nunca tinha ouvido falar até então. Todavia, não peguei o espírito da coisa naquele momento, o que me chamava atenção era uma banda que tinha passado na madrugada na transmissão ao vivo da Globo: Guns n' Roses.
Fiquei fascinado com aquilo: o vocalista não parava, correndo pra todos os lados o tempo todo; o guitarrista com aquela juba cobrindo o rosto solando a Les Paul que segurava à altura dos joelhos e a galera gritando enlouquecidamente os refrões de "Paradise City", "Sweet Child O' Mine", etc.
Com 12 anos, virei fã, ganhei os discos (vinyl mesmo), depois os cd's, comprava revista-poster, quis aprender a tocar violão, queria ser o Slash. Com o tempo e a descoberta de novos sons, fui deixando de gostar e, durante um certo período, por implicância ou saturação, detestava essa banda. Mais tarde, voltei a "gostar", somente.
O "Appetite For Destruction" (1987) é um dos melhores discos de rock da história, apesar do que veio depois estar muito abaixo desse adjetivo.
Disse tudo isso pra que? 17 anos se passaram, o mundo não é mais o mesmo, nem o rock, nem a globo, nem eu, nem você. Tanto marketing, ganho de 50 quilos, show do Rock in Rio 3 em 2001 (um lixo), ataques nervosos maníaco-depressivos, dread-locks no cabelo, contratação e demissão de 493 músicos depois, pra lançar "isto".
A faixa-título, "Better" e "Catcher In The Rye" são até legais, mas o tom predominante aqui é melancólico, industrial e sujo. Nada a ver com o hard rock feroz e impactante de outrora.
Triste fim pra uma banda que foi o começo.
Nota: 3

2 comentários:

rick disse...

Escutei somente algumas faixas no myspace... isso nao e' GNR nem aqui, nem na China. GNR sem o Slash?? Devia se chamar Axl Rose Band, Swords'n'Daisies ou algo do genero... Bom para os caras que estao tocando com o Axl agora,e' emprego garantido... nao vao sair da banda tao cedo. Mas mesmo nao sendo Guns, percebi certas surpresas no som, ja' descrito com precisao pelo Emanuel como "melancólico, industrial e sujo." E parece que ainda nao e' o fim, sendo que esse album e' apenas o primeiro de uma serie de 2 ou 3 se nao estou enganado.

Emanuel Junior disse...

Claro, Rickão, o cara passou mais de 15 anos compondo, gravando, re-gravando, compondo... Tem material de sobra pra lançar parte 2, 3, 4, etc