segunda-feira, dezembro 26, 2005

Como montar uma banda de METAL FAROFA


Já li vários textos interessantes sobre como montar uma banda em diversas vertentes "rockeiras". Dessa forma, resolvi escrever o guia prático de um dos estilos mais divertidos e, ao mesmo tempo, ridículos e zoados da história da música: o Glam Metal, Hair Metal, Hard Rock americano ou, para nós brasileiros, simplesmente "Metal Farofa". Aí vai:

1 - Cabelo e pele: O cabelo deve ser comprido à altura do ombro ou maior. Use spray de laquê para deixá-lo armado ou utilize bóbis para conseguir o efeito poodle. No rosto, blush a gosto, lápis preto em volta dos olhos e batom nos lábios. Sem esquecer das tatuagens: desenhos de coração, flores ou mulheres nuas pelo corpo.

2 - Vestuário: Se a banda optar por um som mais hard, invista no couro (ou jeans, se preferir): botas, jaquetas e calças apertadas; camisetas rasgadas em tons sóbrios como: branco, cinza e bege; bandanas; lenços de seda e óculos Ray Ban.

Todavia, se o estilo for mais festeiro, use e abuse das cores: verde-limão, roxo, pink, lilás ou qualquer uma que você já tenha visto em trages de banho. Adicione bastante brilho, purpurina e paetês. Use luvas, calças de lycra (spandex) e jaquetas de "franjinha". Uma opção de estampa para camisas, botas e calças é a imitação de peles de animais (onças, tigres, leopardos, crocodilos e zebras) para demonstrar a atitude wild dos integrantes.

3 - Atitude: Pose é fundamental. Nas fotos promocionais, vídeos, entrevistas e principalmente nos shows faça "biquinho", olhar de conquista (vulgo "olhar 43"), chacoalhe a cabeleira intensamente, rebole os quadris e sempre mande beijo para os fãs. O baterista deve ser o mais pirotécnico possível, girando as baquetas entre os dedos e/ou arremessando-as para o alto sem deixar cair. Os demais membros devem fazer coreografias sincronizadas, como levantar e baixar as guitarras e pedestal do microfone. O vocalista será o mais exigido: deverá correr pelo palco, esticar o microfone até o público e dar saltos de kung fu com as pernas abertas à 180 graus. A produção de palco deverá contar com lasers, explosões de fogos de artifício e bateria montada sobre um suporte equipado com elevador, para causar o efeito de levitação.

4 - Comportamento: Rebeldia. Promova quebra-quebras em quartos de hotel, xingue jornalistas ou, até mesmo, recuse-se a falar com a imprensa. Um hard rocker que se preza bebe, e muito! Cervejas, Jack Daniel's e drogas inaladoras ou injetáveis farão parte das refeições diárias dos integrantes. Se sua banda fizer muito sucesso, compre mansões, Ferrari's, jatinhos e estúdios. Invista em uma rápida carreira cinematográfica e namore (ou case-se) com alguma ex-atriz pornô.

5 - Música: Para que complicar, se tudo é festa? Simplicidade melódica e harmônica no rock 'n' roll básico e com nítida influência de bandas setentistas (Led Zeppelin, Aerosmith e Kiss). Um certo peso é necessário na bateria (com dois bumbos, oito tons e vinte pratos) e guitarra (modelos Flying V, Gibson Les Paul, Fender Stratocaster ou qualquer outra com desenho "transado").

O baixo deve ser pulsante e discreto. Caso o estilo da banda for mais pop, adicione um tecladista à trupe. Este deve martelar acordes com um timbre de teclado característico dos jingles de comerciais de cigarros da década de 80.

Já o guitarrista deve ser bastante técnico, abusar de power chords, shreds, arpeggios e "alavancadas" no instrumento. O vocalista utilizar-se-á de falsetes, gritos histéricos ou rasgados.

6 - Temática: As letras versarão sobre relacionamentos amorosos e sexuais com mulheres (honestas ou não); diversão com os amigos rockin' all night; overdoses; bebedeiras e problemas com a fama e dinheiro. O cantor precisará valer-se de recursos vocais, como: "ôôôô", "yeahhhhh", "baby, please", "surrender" e "love" (esta palavra pode ser usada na maioria das composições). Nos discos deve ser respeitada a seguinte proporção: 70% rocks e 30% power ballads (baladas pesadas).

Seguindo essa receita passo a passo, sua banda terá grande chance de se apresentar nas inúmeras festas revival dos anos 80 que são realizadas por aí.

Boa sorte aos corajosos!!!

[ ]'s

Um comentário:

Anônimo disse...

que bosta.