quarta-feira, dezembro 21, 2005

Clássicos do heavy metal: KISS - "Creatures Of The Night" (1982)



Esse álbum tem um sabor de nostalgia pra mim. Foi o primeiro disco de estúdio do Kiss que ouvi na vida, nos idos de 1994, quando eu tava começando a gostar de rock pesado e afins. E já comecei muito bem pois é, de longe, o disco mais heavy da banda, fugindo do estilo rock 'n' roll party presente na discografia dos caras até então.

O fato é que o Kiss queria aproveitar a onda metálica da época, para aumentar as vendagens que andavam baixas depois de cometerem os discos pop "Dinasty" (1979) e "Unmasked" (1980) e do fracasso total do conceitual pseudo-progressivo "Music From The Elder" (1981).

O que fizeram? Colocaram o som da bateria do Eric Carr "lá em cima" pra dar bastante peso (os bumbos quase estouram a caixa de som), chamaram uma pá de guitarristas de estúdio pra fazerem os solos de guitarra, dentre eles um tal de Vincent Cusano que, após o lançamento do disco, foi anunciado como substituto do Ace Frehley (este apareceu na capa, mas não tocou uma nota sequer) mudando seu nome para Vinnie Vincent, adotando a maquiagem da cruz egípcia Ahnk

Surpreedente foi descobrir a contribuição de Bryan Adams (sim, aquele mesmo da música do Robin Hood e inúmeras baladas açucaradas) nas composições. Bryan co-escreveu "War Machine" e "Rock and Roll Hell" , que são extremamente PESADAS, vai entender...

Tanto a música, quanto o vídeo-clipe de "I Love It Loud" martelava nas rádios e MTV. Qualquer um que curte rock pesado já ouviu aqueles Eh Eh Eh Eh Yeah!!

A turnê mundial de divulgação do vinyl (na época) passou pelo Brasil em julho de 1983, com shows realizados nos estádios do Maracanã (RJ), Mineirão (MG) e Morumbi (SP). Até a Rede Globo transmitiu o evento, dada a enorme popularidade da banda por aqui naqueles tempos. Tenho esse VHS gravado e entre as músicas mostram entrevistas com a banda e fãs. Dá pra gargalhar ao ver uma fã respondendo o que o Kiss representava pra ela:
- Kids In Service of the SATANÁS.
Que tosco!

Àqueles que gostam de heavy metal: podem ouvir sem sustos.
[ ]'s

2 comentários:

Anônimo disse...

"bacana a idéia de criar esse blog, só não vai contar nenhuma historia comprometedora, bla bla bla"
HAHAHAHAHAAHAHAHAHAHAH

Unknown disse...

cara, eu fui no show deles em BH - MG.Muito legal, eu era bem novo, e essa capa do vinil..ha ha ha...maior sucesso!!