terça-feira, julho 17, 2007

Bandas para escutar o resto da vida


De novo, o Doda pediu e eu não pude recusar (mas não te "entrosa" hein, sacana! Ainda existem certas coisas que não faço!). Ok, chega de trocadilhos idiotas de 8a. série, hehehe. Minha missão, agora, é listar quais as 5 bandas que eu escolheria para passar o resto da vida ouvindo.

É uma tarefa bem difícil para mim, um ávido devorador de música, tanto faz ela rock 'n' roll, metal, jazz, ou seja lá o que for. Meu PC passa 6 dos 7 dias da semana, ininterruptamente conectado ao SoulSeek, baixando tudo o que eu ainda não tinha comprado em disco antes da invenção da banda-larga. Isto é, possuo a discografia de inúmeras bandas que eu já gostava, de muitas que conhecia pelo nome e de algumas que sequer tinha ouvido falar. É quase 1 Tera-byte de mp3 e uns 1.500 cd's pra escolher. Não que eu seja "o expert" (longe de mim) mas, quando o assunto é música, não nego fogo. Pois bem:

Vamos supor que o meu querido Paysandu fechasse as portas e fosse extinto (infelizmente, a situação do clube começa a me afligir quanto à esta possibilidade). Só com isso, eu já perderia quase 40% do meu divertimento que é ir ao campo ("estádio", aqui em Belém) e me tornaria um semi-morto. Imaginemos, também, que eu tivesse casado com uma ploc lanceira ("puta", termo também usado na capital paraense) que tomasse todos os meus bens num divórcio, me deixando completamente liso, só me restando um iPod com a discografia de 5 bandas para ouvir enquanto bebesse um gole de buchudinha ("cachaça", vocês já sabem onde), para depois sair andando nú, todo sujo, pela rua. Quais seriam essas bandas?

Elvis Presley: O cara popularizou tudo o que veio depois dele. Até então, rock era visto pelos americanos racistas (desculpem-me pelo pleonasmo) como música de negro delinquente. Esse tabu foi quebrado e o estilo explodiu quando o "Rei" apareceu. Não o escolhi só pela importância histórica, mas também porque acho suas músicas divertidas pra caramba e, apesar de umas bobinhas, outras melosas, o cara tem um vozeirão, com um extenso alcance e técnica que fez alguns especialistas considerarem um instrumento. Eu gosto até da fase cafona dele: inchadaço, usando aquelas roupas com capas brancas, lantejoulas e suas costeletas enormes.

Black Sabbath: Os "pais" do heavy metal. Existe frase mais clichê? Só que não tem como negar que o Sabbath demonizou, distorceu e aumentou o volume de tudo que o Elvis criou. Tony Iommi, com seus riffs e power-chords, influenciou 10 entre 10 guitarristas de qualquer sub-gênero da música pesada. Tanto faz com Ozzy, Dio, Ian Gillan, Glenn Hughes ou, até mesmo, com o mega-esculachado Tony Martin nos vocais, o extenso material lançado por esta banda merece ser ouvido até a minha morte. Por favor, sem "Paranoid" ou "Iron Man" no iPod, mas com todo o resto, principalmente "Heaven and heeeeeeeeellllll!!!" \m/

Queen: Pouco me importa se todo mundo tem implicância com a viadagem do Freddie Mercury ou se já estou enjoado de "We Will Rock You", "We Are The Champions", "I Want To Break Free" e "Love Of My Life". Considero essa banda injustiçada justamente pelos hits, já que os primeiros 8 (oito) discos de estúdio lançados entre 1973 e 1980 são quase obras-primas, recheados de ecletismo (termo perigoso, eu sei), variações ritmicas, fraseados guitarrísticos inovadores de Brian May, quase como uma orquestra de guitarras. Do meu iPod poderiam limar todos os sucessos radiofônicos, exceto "Under Pressure", a minha favorita na obra do Queen.

Deep Purple: Se o Black Sabbath inventou o heavy metal, o Purple colocou muita técnica, improvisação, e profissionalismo no estilo. Recheado de músicos talentosíssimos em quaisquer de suas inúmeras formações (a banda já trocou de integrantes como quem troca de roupa) e mistura o peso da guitarra com a erudição do teclado, além dos potentes vocais de Ian Gillan, sendo que a fase com David Coverdale/Glenn Hughes nos vocais também é perfeita, pra mim. O conjunto gerou uma série de "filhos" como Rainbow, Whitesnake, Ian Gillan Band, além de ter influenciado uma geração inteira de bandas do heavy ao progressivo. Sem "Smoke on The Water", please...

Kiss: Rá!!! A grande "surpresa" da lista. Claro que essa aqui não poderia faltar, né? Sou fã assumido e tenho quase TUDO. Tá, é impossível afirmar isso de uma banda que já lançou desde camisinha, cartão Visa, automóvel e até caixão(!). Foram eles que inventaram as explosões, mega-espetáculos nos shows, o glam, e todo o hard rock festeiro que se seguiu dos anos 70 até hoje. O conjunto tem mais de 30 discos lançados: o rock 'n' roll do início, uma fase disco, um álbum conceitual, uma guinada ao heavy metal, a "farofada" dos anos 80 e a volta das maquiagens. É muita coisa boa, com algumas merdas, claro. Mas, se no merchandising oficial eles lançaram até papel-higiênico, por que não podem fazer cagada? Ah! Na pasta do Kiss, pode deixar tudo, inclusive "Rock And Roll All Nite" :-)

[ ]'s

4 comentários:

Anônimo disse...

Pode até cair como um insulto aqui no seu blog de apologia ao metal, mas vou começar com Mariah Carey. Podem falar que ela é uma pilantra, mas não estou aqui fazendo a lista das minhas 5 pessoas preferidas! Claro que The Wind fica fora da lista... Nem a Amanda é capaz de ouvir essa música até o fim.

Também tem Cranberries. Como não conheço toda a obra deles, até me contento só com os "Best of" deles. Eu devo ser o único ser humano no mundo que ainda não se cansou de ouvir Linger. Ah, e quero Free to Decide duas vezes!

Como já estou há alguns meses ouvindo o cd de lançamento do Chris Daughtry e ainda não enjoei, vou me arriscar a colocar Daughtry na minha lista. Posso pedir ao menos pra discografia ir sendo atualizada? hehehe

Para as minhas horas de humor mais duvidoso, Raul Seixas. Serviria para cantarolar quando quisesse rir do meu próprio mau humor. E para saber que não importa o quanto eu me aborreça, tem alguém que já se aborreceu muito mais. E coloca "Eu também vou reclamar" três vezes!

Incrível como foi mais fácil adivinhar as suas 5 bandas do que escolher as minhas... Mas claro que não vou deixar Chico Buarque de fora do meu Top 5. Até porque levaria uma vida pra poder apreciar com o devido cuidado toda a obra dele. E mais algumas pra poder entendê-la por completo... ;)

Anônimo disse...

ficou ótima a lista, heim? tirando essa viadagem de queen, mas tudo bem, o texto bom salvou essa tua escolha, ehehehe.

abraço!

Anônimo disse...

Dois dos meus 5 escolhidos foram citados em outro post seu... Era uma lista das coisas que você não gosta :P

rick disse...

Esse Emanuel... hehehe! Gostei da lista, apesar que, somente cinco bandas para escutar pelo resto da vida seria muito sacrilegio. Uma ratificação: adoro Queen, mas se seria somente cinco, eu o substituiria pelo Led sem titubear. Ploc lanceira? EXCELENTE!!! To exugando as lagrimas ate' agora!!

Abracao BRODA!!!