segunda-feira, dezembro 11, 2006

THIN LIZZY - "Live And Dangerous" (1978)


O Thin Lizzy foi formado em 1969, na cidade irlandesa de Dublin, contando com Phil Lynott (baixo e vocal), Brian Downey (bateria) e Eric Bell (guitarra). A banda lançou trabalhos excelentes que entraram para a história do hard rock e foi uma das pioneiras das chamadas twin guitars: aqueles duetos de guitarras característicos de bandas como Iron Maiden (o baixista Steve Harris é fã confesso do Lizzy) e Judas Priest.

O disco Live And Dangerous, lançado em 1978, contava com o line-up clássico da banda: os já citados Phill Lynnot e Brian Downey, mais Scott Gorham (guitarra) e Brian Robertson (guitarra).Foi gravado ao vivo na turnê de 1977 e traz os grandes hits do grupo, como: "Emerald", "The Boys Are Back In Town", "Don´t Believe A Word" e "The Rocker".

Há alguns anos, a revista britânica Classic Rock Magazine promoveu uma votação que contou com cerca de 7.000 leitores e o elegeu como o melhor álbum de rock ao vivo de todos os tempos! Porém, recentemente, foi revelado que de "ao vivo" este disco tem pouca coisa...

Segundo o produtor Tony Visconti, a voz de Phil Lynott foi totalmente refeita em estúdio para sanar algumas falhas técnicas, e com muito cuidado para que as novas vocalizações parecessem “ao vivo”. Ainda sobre as vozes, os backing vocals de Brian Robertson e de Scott Gorham também foram refeitos, e cantados pelo próprio Phil. Imaginem um disco ao vivo em que o cantor principal faz sua parte e as vozes de fundo simultaneamente. As linhas de contra-baixo também foram regravadas, bem como várias partes das guitarras. O único instrumento que não foi "mexido" em estúdio, ou seja, é verdadeiramente ao vivo, é a bateria.

De fato, o som está muito cristalino, "perfeitinho" demais. Mas, particularmente, não me importo se é falcatrua ou não. O que interessa é boa música, rock 'n' roll no "talo". E isso eles sabiam fazer muito bem. Aliás, quase todas as bandas fazem overdubs em seus "Live", nem vale a pena se estressar por isso.

Pra quem não conhece nada do conjunto irlandês, este é um ótimo apanhado da carreira. Vão com fé que eu garanto ;-)

Vale informar que o grupo acabou em 1983, e seu líder, Phil Lynott veio a falecer em janeiro de 1986, em decorrência de cirrose.

[ ]'s

3 comentários:

HMVA disse...

nem deles :P

Anônimo disse...

Taí uma banda que eu não me ligava pq achava o visual deles meio jacú... Daí o Ema Poser me encheu o saco até eu ouvir um monte de Thin Lizzy. Resultado... virei fan né faze o que... o fato deles terem influenciado o Europe tb ajudou :av:

Anônimo disse...

Foda-se se o visual dos caras é 1/2 jacu. Mais ainda que influenciou ozéurope! O que é Europe Além de um continente? Esse negócio de ficar reparando em roupa é bem coisa de "paulicinho" - versão puída paulista-mauricinho. A parada é que os caras foram das melhores bandas de rock dos 70's. Influenciaram um bando de gente. E ser dos melhores nos 70's de Zepp, Purple, Sabbath, não é pra qualquer Libertines não! Num fode!