quarta-feira, dezembro 13, 2006

ALICE COOPER - "Welcome To My Nightmare" (1975)


Alice Cooper foi o nome da banda montada pelo vocalista Vincent Damon Furnier que, segundo reza a lenda, foi inspirado por um espírito através da famosa "brincadeira do copo". A formação continha Alice Cooper (vocal), Glen Buxton (guitarra), Michael Bruce (guitarra), Dennis Dunaway (baixo) e Neal Smith (bateria).

O grupo foi pioneiro no rock teatral, cujos shows apresentavam desde sangue falso, cadeira elétrica e até uma guilhotina que decepava a cabeça do vocalista. Dizem que foi a fonte de inspiração do Kiss. Porém, os dois primeiros discos, "Pretties for You" (1969) e "Easy Action" (1970), seguem uma linha mais psicodélica. Foi a partir do terceiro disco "Love It To Death" (1970), que o puro rock 'n' roll foi finalmente incorporado ao som dos caras.

Em 1974, após a famosa passagem pelo Brasil, com shows superlotados e, consequentemente, gente pisoteada na confusão, o "Alice Cooper Group" se desfez. Assim, Alice Cooper (o vocalista) seguiu em carreira solo. Este escalou Bob Ezrin para produzir um de seus melhores e mais conhecidos discos. É um álbum conceitual sobre pesadelos, com um clima bem dark. Cada música é um pedaço de sonho. É nesse disco que estréia o mascote Steven, que sempre apareceria de alguma maneira em algum álbum, seja nas letras ou no encarte dos discos.

Os grandes destaques aqui são: a balada "Only Women Bleed", a faixa-título, o rockão "Department Of Youth", a irônica "Cold Ethyl" e a sombria "Black Widow", que conta com uma narração do ator Vincent Price (que interpretou vários filmes de terror e, anos mais tarde, também fez uma narração no final da música "Thriller" do Michael Jackson).

Daí em diante, a carreira solo de Cooper deslanchou, apesar de alguns altos e baixos, principalmente no final dos anos 70 até meados dos anos 80, devido a problemas com alcoolismo. Porém, a partir do disco Trash (1989), recheado de hits, o sucesso veio novamente e até hoje o cantor está na ativa, lançando bons discos e fazendo turnês. Não preciso dizer que sou fã de carteirinha do cara, né? ;)

[ ]'s

4 comentários:

HMVA disse...

eu não conheço nada deles :P Ema, se um dia eu tiver uma rádio, (um sonho oculto lá de dentro) quero que tu tenhas um programa.

Anônimo disse...

Esse sera' devidamente garimpado no slk hoje, Emanuel. Ainda conheco bem pouco a discografia do Cooper mas sei que e' foda!!\mm/

Anônimo disse...

O que dizer sobre o cara que começou tudo ?! You big, we small! :reza: :bowdown:
Eu fui no show :morra: :banana: :av: :reza:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.