segunda-feira, março 06, 2006

Grandes guitarristas: STEVE VAI


Steve Vai nasceu nos Estados Unidos em 1960 e estudou guitarra no Berklee College of Music. Ele jamais escondeu sua admiração por Frank Zappa, admiração essa que o fazia passar horas e horas quebrando a cabeça para transcrever a clássica The Black Page Nº 1. Em 1979, ao terminá-la, fez uma demo onde a tocava (dizem que Steve a gravou com o dobro da velocidade da original!), e junto à transcrição, enviou-a em uma carta endereçada a Zappa.

Ao ouvi-la, Zappa ficou impressionado com a habilidade incomum do garoto, e o chamou para se juntar à sua banda. Vai gravou vários discos com Zappa como "You Are What You Is" e "The Man From Utopia", todos do período entre 1980 e 1983. Sendo membro importante da banda de Zappa, fez turnês onde o mestre o apresentava como o responsável pelas "impossible guitar parts" (partes impossíveis da guitarra). De seu ídolo, ele absorveu muito, fato demonstrado no seu primeiro trabalho solo, "Flex-able" (1984).

Em seguida, Vai substitui Yngwie Malmsteen no Alcatrazz, gravando o disco "Disturbing The Peace" (1985);

Depois, fez uma participação especial no filme "A Encruzilhada" (Crossroads, 1986) que conta a história de um estudante de violão clássico (Ralph Macchio, o Daniel Sam de "Karatê Kid") que busca a fama. O seu maior ídolo é o bluesman Robert Johnson e como se dizia que este não havia gravado sua trigésima música, o rapaz decide encontrar e gravar a tal música para lançar sua carreira. O momento clássico é o "duelo" de guitarras entre Macchio e Steve Vai (que interpreta uma espécie de braço direito do diabo).

Daí pra frente, o cara virou mega-star, destronando do reinado guitarrístico o, até então, unânime Eddie Van Halen quando, ironicamente, foi chamado pelo vocalista David Lee Roth, ex-vocalista do próprio Van Halen (aquele da música Jump), para integrar sua banda solo de 86 a 88. (Nota: no carnaval, passou o clipe de Yankee Rose, desta época, numa maratona da MTV).

Entre 89 e 90, gravou e participou da turnê do disco "Slip Of The Tongue" do Whitesnake. Seguindo, definitivamente, em carreira-solo desde então.

Pra quem gosta de guitarra ultra-técnica e liberdade estética musical, indico o segundo e melhor disco solo dele, lançado em 1989: "Passion And Warfare".

Além de tocar, Vai também canta em seus discos. Outra curiosidade, é que o rapaz tem um modelo próprio de guitarra feito pela marca Ibanez, o JEM7V, de 7 (sete) cordas!!!

Fora isso, ele é também bem poser: faz meditação oriental zen, usa roupas e óculos espalhafatosos, e nos shows, exige um ventilador no chão do palco para que seus cabelos fiquem esvoaçando. Em 2004, ao vir ao Brasil, uma de suas exigências de camarim eram xampús e condicionadores específicos para cabelos oleosos. Ou seja, é um ser VAIdoso.

[ ]'s

9 comentários:

Anônimo disse...

E o mais importante: ELE TOCA EM PÉ!!!

Unknown disse...

caralho!!!

Anônimo disse...

Nossa! Qd abriu a página pensei que fosse uma foto do Ema! ihihihi

Quer dizer que ele é poser e VAIdoso?? HumMMmMMm!! Noto que a semelhaça não é simplesmente física! ;)

HMVA disse...

não o conhecia.. mas se zappa gosta.. eu gosto :P ehuaehua abraço muleeeeq.

agora voltei com o meu abraços.. tomara que eu não o abandone novamente.

Anônimo disse...

Vai é o Cara! :)

Anônimo disse...

Uhu! Steve Vai é um figura mesmo. O que acho mais legal nele é que apesar de ser muito poser e dar uma ênfase grande nisto, ele é extremamente competente e inspirado. Não é apenas um virtuoso que faz malabarismos com a guitarra e toca "impossible parts". Ele realmente tem feeling!

Abração, Ema. Estamos com saudades de você, amigão!

Marcio Holanda disse...

Huahuahauhauhaua. Tu é muito besta!
Hhahahahaha.

Anônimo disse...

mais uma pequena e valiosa informação sobre steve vai,ele é o guitarrista do antológico lp "album" do PIL de l986.

Anônimo disse...

Hahaha, VAIdoso foi foda! >:D
Gosto muito do estilo dele, mas honestamente o Satriani me empolga mais, talvez nao pelo virtuosismo mas pelas musicas, bem mais 'catchy' do que as do VAI.